Zygmunt Bauman e o conceito de amizade nas redes sociais - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!
Anvisa divulga lista dos alimentos com maior nível de contaminação por agrotóxicos
09/01/2017
Nova hipótese indica que Titanic naufragou devido a incêndio
11/01/2017

Zygmunt Bauman e o conceito de amizade nas redes sociais

No dia 9 de janeiro, o mundo perdeu o filósofo e sociólogo polonês Zygmunt Bauman, aos 91 anos. Suas mais de 50 obras e diversos artigos se aplicam a temas como o consumismo, a globalização e as mudanças nas relações humanas. Durante participação no Fronteiras do Pensamento, há alguns anos, Bauman explicou como as amizades virtuais são tão atrativas, fáceis e superficiais.

01-zygmunt-bauman
– Eu penso que a atratividade desse novo tipo de amizade, o tipo de amizade de Facebook, como eu a chamo, está exatamente aí: é tão fácil de se desconectar. É fácil se conectar e fazer amigos, mas o maior atrativo é a facilidade de se desconectar – disse.

Segundo o sociólogo, naquela ocasião, um “viciado em Facebook” o procurou e disse que tinha feito 500 amigos em um dia. A resposta de Bauman foi a seguinte:

– Eu tenho 86 anos, mas não tenho 500 amigos. Eu não consegui isso! Então, provavelmente, quando ele diz “amigo” e eu digo “amigo” nós não queremos dizer a mesma coisa. É um tipo diferente de amigo. Quando eu era jovem, eu não tinha o conceito de redes, eu tinha o conceito de laços humanos, comunidades – finalizou.

 



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by