Saiba quem pode e como solicitar a cidadania alemã no Brasil
Cidade italiana coloca casas à venda por apenas 1 euro
07/02/2020
A história da única pessoa a ser atingida por um meteorito até hoje
11/02/2020

Saiba quem pode e como solicitar a cidadania alemã no Brasil

O Brasil recebeu muitos imigrantes alemães ao longo dos últimos anos. Com isso, milhares de brasileiros buscam anualmente o privilégio de viajar ao país de seus ancestrais com passaporte estrangeiro, o que ameniza questões burocráticas impostas aos turistas brasileiros. Para isso, porém, é preciso solicitar a cidadania do país europeu. Se você é descendente de alemães e está interessado em solicitar a cidadania do país, fique atento aos passos a seguir.

Busca por documentos que comprovem a descendência
A dupla cidadania só é possível através da comprovação documental. Então, o primeiro passo é buscar o máximo de informações possível sobre os antepassados, reunindo comprovantes e certidões que atestem a chegada do imigrante ao Brasil. Para isso, você pode contratar um genealogista ou comparecer ao consulado alemão para obter as informações. Alguns consulados-gerais, como o de Porto Alegre e Rio de Janeiro, já oferecem pesquisa rápida e gratuita para que você saiba se está apto ou não para tornar-se cidadão alemão.

Reúna todos os documentos necessários
É possível que o consulado solicite cópias das certidões de nascimento e casamento de quem iniciou o processo e das gerações anteriores em linha reta até o antepassado de origem alemã, além da carteira de identidade ou passaporte do requerente. Também é importante apresentar o comprovante da chegada de seu parente no Brasil, comprovação de que seu parente alemão não adquiriu a cidadania brasileira, cópia do certificado de nacionalidade alemã (caso alguém já tenha adquirido a cidadania na família), cópia de passaporte ou identidade alemã de alguém da sua geração (caso disponível), matrícula consular (caso o cidadão alemão tenha saído da Alemanha antes de 1904).

Agende a data de entrega dos documentos no consulado
Após reunir todos os documentos, é preciso agendar uma data para a entrega dos documentos no consulado. Também é possível enviá-los diretamente para o órgão federal responsável (Bundesverwaltungsamt) em Colônia. Depois disso, será iniciado o processo de verificação de sua nacionalidade, o que pode levar até dois anos. Ao fim do processo, será cobrada uma taxa de 25 euros em caso de resposta afirmativa e 18 euros se a resposta for negativa.

Tradução juramentada para o alemão
Documentos emitidos em outro idioma que não o alemão devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, que tem fé pública, para assegurar a veracidade da tradução. A Traduzca possui tradutores juramentados em alemão para atender a sua demanda. Para saber mais, clique aqui.



Open chat
1
Olá! Como podemos te ajudar?