Após 18 meses, Argentina e Uruguai reabrem fronteiras para estrangeiros

  • por

De forma progressiva, com o avanço da vacinação, o mundo tem retornado à normalidade. Após 18 meses de restrições devido a pandemia de Covid 19, Argentina e Uruguai reabriram as fronteiras para estrangeiros em 1º de novembro. Confira abaixo quais as exigências para os viajantes para ingressarem nesses países. 

Até então, os dois países vizinhos somente permitiam o ingresso de um número reduzido de pessoas. Somente estrangeiros residentes podiam entrar no Uruguai, por exemplo. 

Os estrangeiros adultos poderão entrar em território argentino ou uruguaio desde que estejam com o ciclo completo de vacinação – o que precisa ser concluído até duas semanas antes da viagem. Os turistas ainda precisarão apresentar um teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas antes da entrada no país. 

No caso do Uruguai, será preciso fazer um segundo teste no país, feito uma semana após o primeiro. Não é necessário fazer quarentena. 

Os dois países também anunciaram medidas para os turistas. Os dois países se comprometeram a vacinar estrangeiros menores de idade. Já a Argentina vacinará estrangeiros em postos nas fronteiras.  

População imunizada

Em relação a números da pandemia, Uruguai sempre foi considerado um dos países da América do Sul com o melhor combate ao vírus. Tanto que os uruguaios não sofreram com restrições de outros países. Atualmente, cerca de 75% da população está completamente imunizada. 

Já a Argentina tem aproximadamente 57% da população imunizada. Recentemente, a União Europeia incluiu a nação na lista dos países considerados seguros. 

As ações fazem parte de um pacote de medidas para fomentar o turismo nesses países, após tanto tempo com portões fechados. Confira mais informações na Embaixada do Uruguai no Brasil e no Consulado Geral da Argentina.