Arquivos Blog - Traduzca - Tradução juramentada, simultânea e documentos. Orçamento online!

BLOG

BLOG

18 de janeiro de 2019

Sete obras que fazem do Rio de Janeiro a capital mundial da arquitetura

Os cariocas, sejam eles de nascença ou de coração, acordaram com uma ótima notícia nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro. A Cidade Maravilhosa, como é conhecida no mundo todo, foi eleita pela Unesco como a capital mundial da arquitetura. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a receber esta honraria, pois guarda 450 anos de história que perpassam todos os períodos da arquitetura global. Para celebrar o título, o blog da Traduzca traz sete obras, uma de cada época, para você entender por que a capital fluminense recebeu o título.
17 de janeiro de 2019

Nova edição de livro de 1950 só pode ser lida quando exposta ao fogo

Quem não gosta de um bom livro, não é mesmo? Quando viajamos, especialmente nas férias, ter a companhia de uma leitura é a melhor opção para descansar e recuperar as energias. Mas agora imagine precisar de um isqueiro (ou de um secador de cabelos) para conseguir ler a história contada? Essa é a proposta da nova edição de Fahrenheit 451, clássico do início da década de 1950. Gostou da ideia?
16 de janeiro de 2019

Governo da China consegue plantar semente de algodão no solo da Lua

Sabe aquela experiência que fazemos na escola de plantar um feijão em um potinho com algodão? A Agência Nacional Espacial da China testou algo parecido, porém na Lua. O governo do país asiático plantou uma semente de algodão no solo lunar, e a planta germinou. É a primeira vez que isso acontece fora do planeta Terra, e os testes no nosso satélite natural ainda não terminaram.
15 de janeiro de 2019

Atingido por fogo em 2018, o Museu Nacional do Rio de Janeiro vira brinquedo

Um dos fatos que marcou 2018 foi, certamente, o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em setembro. O fogo consumiu quase 20 milhões de itens que estavam em exposição ou armazenados no interior do prédio, que ficou completamente destruído. Desde então, várias ações surgiram para tentar reerguer ou recuperar o que foi perdido devido às chamas, mas uma iniciativa busca manter vivo o imaginário do museu entre os amantes de um dos brinquedos mais famosos do mundo.
14 de janeiro de 2019

Portugal elege “enfermeiro” como a palavra de 2018 no país

Como já é tradição, muitas publicações elegem as palavras que marcaram o ano que terminou. Ainda em 2018, falamos aqui da escolha do dicionário inglês Oxford, que elegeu "toxic" ou "tóxico", na tradução para o português, como o verbete que marcou os últimos doze meses. No último dia 5, por exemplo, foi a vez da Porto Editora, grupo editorial de Portugal, anunciar que "enfermeiro" foi a palavra mais votada para marcar os 10 anos do concurso.
11 de janeiro de 2019

Série Doctor Who é homenageada pela NASA em descoberta de nova constelação

A série Doctor Who, uma das mais antigas da TV, é mais uma a ser homenageada pela NASA. Ao descobrir várias novas constelações, a agência espacial norte-americana decidiu utilizar referências da cultura popular para nomear cada uma das descobertas. É, também, o caso de filmes, como Godzilla e Star Trek e, mais recentemente, com Doctor Who.
10 de janeiro de 2019

Descoberta na Itália pintura com cena sensual da mitologia grega

A mitologia grega é capaz de encantar muita gente até os dias de hoje. Antigamente, até os conquistadores romanos incorporaram ou mesclaram à sua cultura as epopéias dos gregos. Recentemente, arqueólogos descobriram no parque arqueológico de Pompéia, oeste da Itália, uma pintura da mitologia até então desconhecida. A arte mostra a princesa Leda, rainha de Esparta, sendo seduzida por um cisne que na realidade é Zeus, rei dos deuses do Olimpo.
9 de janeiro de 2019

Instituto de Arte de Chicago disponibiliza milhares de obras de arte em alta resolução para download

O Instituto de Arte de Chicago está mostrando que para contemplar a arte não precisamos necessariamente sair de casa, ainda que ir ao museu pessoalmente seja bem mais divertido. A entidade disponibilizou para visualização online o compartilhamento ou download de mais de 44 mil fotos de obras de arte em alta resolução. Além das obras, livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte também foram disponibilizados.
8 de janeiro de 2019

5 curiosidades sobre o russo Liev Tolstói, um dos maiores novelistas do mundo

Assim como Santos Dumont é o pai da aviação, e Graham Bell o pai do telefone, o pai da novela é o escritor russo Liev Tolstói. Ele nasceu há quase dois séculos, em uma fazenda a 200 quilômetros de Moscou. Dentre os maiores escritores de todos os tempos, o escritor viveu até os 82 anos e, entre suas obras mais conhecidas, estão os romances Guerra e Paz e Anna Karenina, de 1869 e 1877, respectivamente.
7 de janeiro de 2019

Obra de arte criada por algoritmo é leiloada em Nova York

Um fato inusitado para a indústria da arte aconteceu em Nova York. Um algoritmo, criado pelos três amigos Pierre Fautrel, Hugo Caselles-Dupré e Gauthier Vernier, todos com 25 anos, conseguiu produzir uma obra de arte. O que os três amigos não esperavam era o trabalho acabar indo a leilão na “Casa Christie”, tradicional casa de leilões de Nova York.
21 de dezembro de 2018

Oito coisas que tinham um nome totalmente diferente e você não sabia

Talvez a parte mais difícil, quando criamos algo, seja definir como essa criação será chamada. Um bom nome pode alavancar seu negócio, enquanto um título ruim, mesmosendo um produto bom, pode destruir todo o trabalho. Pois você sabia que muitas marcas, personagens e séries tiveram nomes que foram mudados?
20 de dezembro de 2018

A invisível fronteira de idiomas que separa a Suíça

Ao imaginar uma fronteira, o que geralmente vem à cabeça é uma divisão política. Uma linha sólida, em certos casos, um muro que separa dois países. Uma fronteira é uma das formas de se dividir duas regiões. Mas existem outros tipos de fronteira, como fronteiras culturais ou, até mesmo, linguísticas. E ninguém entende melhor disso que a Suíça. O país apresenta uma mistura de idiomas e culturas que faz da Suíça um exemplo quase único.
19 de dezembro de 2018

Jornal da Finlândia cria suéteres de Natal com as piores notícias de 2018

Tradição em países do hemisfério norte, nos quais o Natal é em meio ao inverno, os suéteres natalinos ganharam um significado diferente na Finlândia em 2018. Tradicionalmente feios, os suéteres fazem parte do cotidiano natalino das famílias, trazendo um pouco de humor para a temporada mais gelada do ano. Pois, neste ano, o costume foi incorporado a uma ação criada pelo jornal Helsingin Sanomat, o mais popular do país. O periódico resolveu estampar as piores notícias do ano nas tradicionais roupas da época.
18 de dezembro de 2018

O fascinante mapa que mostra os oceanos como o centro do planeta

Todos sabemos da importância da água para o nosso planeta. Chamada de Planeta Água, a Terra é composta por mais de 70% de água em sua superfície. Porém, quando pensamos no mapa-múndi, sempre pensamos que o foco central são os continentes e não, os oceanos. Pois, em 1942, o geofísico e oceanógrafo sul-africano Athelstan Spilhaus percebeu que a visão que temos da Terra, graças à Projeção de Mercator, a primeira projeção cartográfica do planeta criada em 1569 por Gerhard Kramer, poderia estar distorcida e resolveu criar seu próprio mapa, a Projeção Spilhaus.
17 de dezembro de 2018

Com mais de 3 mil anos, a canção mais antiga do mundo é descoberta na Síria

As músicas que conhecemos atualmente, com sons eletrônicos e mixagens através de computadores, são bem diferentes da primeira música composta no mundo, encontrada na Síria. A região, que é o local de surgimento de uma extensa variedade de instrumentos musicais como a lira, o alaúde, entre outros tantos, agora é casa de um dos maiores legados musicais do mundo.
14 de dezembro de 2018

Islândia tem como tradição de Natal a troca de livros

O Natal aqui no Brasil é sinônimo de presentes, comida, e família reunida. Muitas vezes, o consumo se torna mais importante que a origem da data, que é celebrar o amor e a fraternidade. Além das filas nas lojas, dos vários amigos-secretos e dos altos gastos com presentes, ainda é preciso escolher algo especial para cada pessoa. Na Islândia, a tradição é uma ótima maneira de combater o consumo exagerado e aliviar o estresse.
13 de dezembro de 2018

Mecanismo grego encontrado no mar é a tecnologia mais antiga do mundo

Há mais de 100 anos, quando mergulhadores procuravam esponjas marinhas na ilha de Anticítera, no sul da Grécia, eles não sabiam o que encontrariam. O que acharam no fundo do mar foi nada menos do que o objeto tecnológico mais antigo do mundo, uma espécie de computador rudimentar datado de 87 a.C.
12 de dezembro de 2018

Maias já comercializavam cachorros há 2,4 mil anos, revela estudo

Os animais sempre foram parte importante na construção de sociedades e países ao redor do mundo, seja para alimentação, guerra, sacrifícios ou simplesmente como animais domésticos. Segundo historiadores, os europeus já criavam animais para abate há mais de 9 mil anos. Os egípcios também gostavam muito de animais, em especial,de gatos. O povo africano venerava os felinos, pois achavam que o animal era sagrado. A descoberta recente envolve a civilização maia, na qual, há mais de dois mil anos, os animais eram vendidos para uso doméstico e para rituais.
11 de dezembro de 2018

Parceria entre Google e The New York Times digitaliza imagens históricas

Poucas pessoas conseguem viver sem a companhia da tecnologia hoje em dia. Seja usando o GPS para não errar o caminho para um local, ou para manter contato direto com uma pessoa que está distante, usamos recursos que não eram de fácil acesso há não muito tempo. Usada para facilitar nossa rotina, e nos colocar mais perto do futuro, a inteligência artificial está sendo usada para armazenar a história de um dos mais importantes jornais do mundo.
10 de dezembro de 2018

Luxemburgo promete ser o primeiro país com transporte público totalmente gratuito

Muito diferente do que vemos pelo Brasil, Luxemburgo será o primeiro país do mundo a ter o transporte público totalmente gratuito. A medida está sendo adotada aos poucos, inicialmente com gratuidade para idosos, crianças e estudantes. A ideia agora é implantar para toda a população.
7 de dezembro de 2018

Equipamento chinês usado para ouvir sons do espaço é danificado por turistas

O governo chinês criou em 2016 o maior radiotelescópio do mundo, chamado de FAST. Diferente de outros aparelhos semelhantes, o equipamento chinês não é usado para observar o espaço, mas sim para captar sinais de vida inteligente fora da Terra. Com um investimento de 180 milhões de dólares, a promessa era aumentar ainda mais as possibilidades de detectar extraterrestres.
6 de dezembro de 2018

Os misteriosos desenhos encontrados em deserto na Mongólia

Teorias da conspiração existem há muito tempo. Desta vez, o objeto de mistério são desenhos e prédios, supostamente abandonados, em um deserto da Mongólia. Um vídeo que caiu na internet recentemente mostra imagens do Deserto de Gobi, localizado entre a região norte da China e o sul da Mongólia. Duas grandes faixas que formam um grande X são vistas nas imagens.
5 de dezembro de 2018

Com 123 anos, processo mais antigo do Brasil será julgado amanhã

Pode até parecer ficção mas, neste caso é história. O processo mais antigo em andamento do Brasil foi criado há 123 anos por ninguém menos que a Princesa Isabel. E este mesmo processo será julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça nesta quinta-feira (06/12). Já falamos aqui no blog da Traduzca de casos curiosos no Brasil dos tempos da monarquia. O interessante, desta vez, é que os herdeiros da Princesa Isabel reivindicam uma indenização referente à posse do Palácio Guanabara.
4 de dezembro de 2018

Anel que pode ter pertencido a Pôncio Pilatos é identificado

Um anel bem simples pode ser apenas mais um objeto em meio a tantos outros nas ruínas do palácio de Heródio, perto de Jerusalém. Datado do século I a.C., o objeto encontrado há 50 anos ganhou um novo significado: pode ter pertencido a Pôncio Pilatos, o governador romano que ordenou a morte de Jesus, segundo a Bíblia.
3 de dezembro de 2018

Pirâmides da China têm mistério antigo desvendado por astrônomo italiano

Quando pensamos em pirâmides, o primeiro país que nos vêm à mente é o Egito. Algumas pessoas lembram ainda do povo Asteca, com o Templo Mayor em Tenochtitlán. Ainda há muitas dúvidas sobre como esses monumentos foram erguidos. Talvez você não saiba, mas a China guarda algumas pirâmides, e elas escondem um mistério.
30 de novembro de 2018

Expedição encontra últimas árvores gigantes da Mata Atlântica no Brasil

Com certeza a Mata Atlântica é um patrimônio de todo o Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, nossas florestas têm sofrido muito com o desmatamento. Mais de duas mil espécies de árvores estão ameaçadas. A boa notícia é que ainda há árvores grandes quase intactas. E mais interessante: perto de centros urbanos.
29 de novembro de 2018

Em briga histórica com a Grécia, Macedônia quer trocar seu nome

Normalmente, quando ouvimos falar em troca de nome, pensamos numa pessoa física. Trocas de nome acontecem com certa frequência, basta ter mais de 18 anos e a mudança não prejudicar o sobrenome. Mas, mudar o nome de um país inteiro não é tão fácil assim, mas também não é novidade. O caso mais recente é o da Macedônia.
28 de novembro de 2018

Cidade do Alasca só voltará a ver a luz do sol no ano que vem

Muito longe do sol forte que vive o Rio de Janeiro ou as praias do litoral catarinense, os moradores da pequena cidade Utqiagvik, localizada no norte do Alasca, só voltarão a ver o Sol em 23 de janeiro do ano que vem. Isso porque a cidade está situada no Círculo Polar Ártico, onde ocorre o fenômeno da noite polar.
27 de novembro de 2018

Nova espécie de dinossauro de pescoço longo é descoberta no Brasil

Uma importante descoberta para a ciência mundial foi feita no Brasil. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de São Paulo revela uma espécie de dinossauro nunca vista antes.
26 de novembro de 2018

Carta em mandarim dentro de garrafa é encontrada no leste da Austrália

A ideia de colocar mensagens em garrafas para compartilhar sentimentos com o mar não é de hoje. Desde o tempo dos piratas, que assustavam embarcações principalmente entre os séculos XVI e XVIII, a prática acontece. Recentemente, falamos aqui no blog da Traduzca sobre uma garrafa encontrada no Rio Grande do Sul. Desta vez, uma mensagem escrita em mandarim foi encontrada nos mesmos moldes como a séculos atrás mas, desta vez, na Austrália.
Blog
18 de janeiro de 2019

Sete obras que fazem do Rio de Janeiro a capital mundial da arquitetura

Os cariocas, sejam eles de nascença ou de coração, acordaram com uma ótima notícia nesta sexta-feira, dia 18 de janeiro. A Cidade Maravilhosa, como é conhecida no mundo todo, foi eleita pela Unesco como a capital mundial da arquitetura. O Rio de Janeiro é a primeira cidade do mundo a receber esta honraria, pois guarda 450 anos de história que perpassam todos os períodos da arquitetura global. Para celebrar o título, o blog da Traduzca traz sete obras, uma de cada época, para você entender por que a capital fluminense recebeu o título.
17 de janeiro de 2019

Nova edição de livro de 1950 só pode ser lida quando exposta ao fogo

Quem não gosta de um bom livro, não é mesmo? Quando viajamos, especialmente nas férias, ter a companhia de uma leitura é a melhor opção para descansar e recuperar as energias. Mas agora imagine precisar de um isqueiro (ou de um secador de cabelos) para conseguir ler a história contada? Essa é a proposta da nova edição de Fahrenheit 451, clássico do início da década de 1950. Gostou da ideia?
16 de janeiro de 2019

Governo da China consegue plantar semente de algodão no solo da Lua

Sabe aquela experiência que fazemos na escola de plantar um feijão em um potinho com algodão? A Agência Nacional Espacial da China testou algo parecido, porém na Lua. O governo do país asiático plantou uma semente de algodão no solo lunar, e a planta germinou. É a primeira vez que isso acontece fora do planeta Terra, e os testes no nosso satélite natural ainda não terminaram.
15 de janeiro de 2019

Atingido por fogo em 2018, o Museu Nacional do Rio de Janeiro vira brinquedo

Um dos fatos que marcou 2018 foi, certamente, o incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, em setembro. O fogo consumiu quase 20 milhões de itens que estavam em exposição ou armazenados no interior do prédio, que ficou completamente destruído. Desde então, várias ações surgiram para tentar reerguer ou recuperar o que foi perdido devido às chamas, mas uma iniciativa busca manter vivo o imaginário do museu entre os amantes de um dos brinquedos mais famosos do mundo.
14 de janeiro de 2019

Portugal elege “enfermeiro” como a palavra de 2018 no país

Como já é tradição, muitas publicações elegem as palavras que marcaram o ano que terminou. Ainda em 2018, falamos aqui da escolha do dicionário inglês Oxford, que elegeu "toxic" ou "tóxico", na tradução para o português, como o verbete que marcou os últimos doze meses. No último dia 5, por exemplo, foi a vez da Porto Editora, grupo editorial de Portugal, anunciar que "enfermeiro" foi a palavra mais votada para marcar os 10 anos do concurso.
11 de janeiro de 2019

Série Doctor Who é homenageada pela NASA em descoberta de nova constelação

A série Doctor Who, uma das mais antigas da TV, é mais uma a ser homenageada pela NASA. Ao descobrir várias novas constelações, a agência espacial norte-americana decidiu utilizar referências da cultura popular para nomear cada uma das descobertas. É, também, o caso de filmes, como Godzilla e Star Trek e, mais recentemente, com Doctor Who.
10 de janeiro de 2019

Descoberta na Itália pintura com cena sensual da mitologia grega

A mitologia grega é capaz de encantar muita gente até os dias de hoje. Antigamente, até os conquistadores romanos incorporaram ou mesclaram à sua cultura as epopéias dos gregos. Recentemente, arqueólogos descobriram no parque arqueológico de Pompéia, oeste da Itália, uma pintura da mitologia até então desconhecida. A arte mostra a princesa Leda, rainha de Esparta, sendo seduzida por um cisne que na realidade é Zeus, rei dos deuses do Olimpo.
9 de janeiro de 2019

Instituto de Arte de Chicago disponibiliza milhares de obras de arte em alta resolução para download

O Instituto de Arte de Chicago está mostrando que para contemplar a arte não precisamos necessariamente sair de casa, ainda que ir ao museu pessoalmente seja bem mais divertido. A entidade disponibilizou para visualização online o compartilhamento ou download de mais de 44 mil fotos de obras de arte em alta resolução. Além das obras, livros, estudos e pesquisas sobre a história da arte também foram disponibilizados.
8 de janeiro de 2019

5 curiosidades sobre o russo Liev Tolstói, um dos maiores novelistas do mundo

Assim como Santos Dumont é o pai da aviação, e Graham Bell o pai do telefone, o pai da novela é o escritor russo Liev Tolstói. Ele nasceu há quase dois séculos, em uma fazenda a 200 quilômetros de Moscou. Dentre os maiores escritores de todos os tempos, o escritor viveu até os 82 anos e, entre suas obras mais conhecidas, estão os romances Guerra e Paz e Anna Karenina, de 1869 e 1877, respectivamente.
7 de janeiro de 2019

Obra de arte criada por algoritmo é leiloada em Nova York

Um fato inusitado para a indústria da arte aconteceu em Nova York. Um algoritmo, criado pelos três amigos Pierre Fautrel, Hugo Caselles-Dupré e Gauthier Vernier, todos com 25 anos, conseguiu produzir uma obra de arte. O que os três amigos não esperavam era o trabalho acabar indo a leilão na “Casa Christie”, tradicional casa de leilões de Nova York.
21 de dezembro de 2018

Oito coisas que tinham um nome totalmente diferente e você não sabia

Talvez a parte mais difícil, quando criamos algo, seja definir como essa criação será chamada. Um bom nome pode alavancar seu negócio, enquanto um título ruim, mesmosendo um produto bom, pode destruir todo o trabalho. Pois você sabia que muitas marcas, personagens e séries tiveram nomes que foram mudados?
20 de dezembro de 2018

A invisível fronteira de idiomas que separa a Suíça

Ao imaginar uma fronteira, o que geralmente vem à cabeça é uma divisão política. Uma linha sólida, em certos casos, um muro que separa dois países. Uma fronteira é uma das formas de se dividir duas regiões. Mas existem outros tipos de fronteira, como fronteiras culturais ou, até mesmo, linguísticas. E ninguém entende melhor disso que a Suíça. O país apresenta uma mistura de idiomas e culturas que faz da Suíça um exemplo quase único.
19 de dezembro de 2018

Jornal da Finlândia cria suéteres de Natal com as piores notícias de 2018

Tradição em países do hemisfério norte, nos quais o Natal é em meio ao inverno, os suéteres natalinos ganharam um significado diferente na Finlândia em 2018. Tradicionalmente feios, os suéteres fazem parte do cotidiano natalino das famílias, trazendo um pouco de humor para a temporada mais gelada do ano. Pois, neste ano, o costume foi incorporado a uma ação criada pelo jornal Helsingin Sanomat, o mais popular do país. O periódico resolveu estampar as piores notícias do ano nas tradicionais roupas da época.
18 de dezembro de 2018

O fascinante mapa que mostra os oceanos como o centro do planeta

Todos sabemos da importância da água para o nosso planeta. Chamada de Planeta Água, a Terra é composta por mais de 70% de água em sua superfície. Porém, quando pensamos no mapa-múndi, sempre pensamos que o foco central são os continentes e não, os oceanos. Pois, em 1942, o geofísico e oceanógrafo sul-africano Athelstan Spilhaus percebeu que a visão que temos da Terra, graças à Projeção de Mercator, a primeira projeção cartográfica do planeta criada em 1569 por Gerhard Kramer, poderia estar distorcida e resolveu criar seu próprio mapa, a Projeção Spilhaus.
17 de dezembro de 2018

Com mais de 3 mil anos, a canção mais antiga do mundo é descoberta na Síria

As músicas que conhecemos atualmente, com sons eletrônicos e mixagens através de computadores, são bem diferentes da primeira música composta no mundo, encontrada na Síria. A região, que é o local de surgimento de uma extensa variedade de instrumentos musicais como a lira, o alaúde, entre outros tantos, agora é casa de um dos maiores legados musicais do mundo.
14 de dezembro de 2018

Islândia tem como tradição de Natal a troca de livros

O Natal aqui no Brasil é sinônimo de presentes, comida, e família reunida. Muitas vezes, o consumo se torna mais importante que a origem da data, que é celebrar o amor e a fraternidade. Além das filas nas lojas, dos vários amigos-secretos e dos altos gastos com presentes, ainda é preciso escolher algo especial para cada pessoa. Na Islândia, a tradição é uma ótima maneira de combater o consumo exagerado e aliviar o estresse.
13 de dezembro de 2018

Mecanismo grego encontrado no mar é a tecnologia mais antiga do mundo

Há mais de 100 anos, quando mergulhadores procuravam esponjas marinhas na ilha de Anticítera, no sul da Grécia, eles não sabiam o que encontrariam. O que acharam no fundo do mar foi nada menos do que o objeto tecnológico mais antigo do mundo, uma espécie de computador rudimentar datado de 87 a.C.
12 de dezembro de 2018

Maias já comercializavam cachorros há 2,4 mil anos, revela estudo

Os animais sempre foram parte importante na construção de sociedades e países ao redor do mundo, seja para alimentação, guerra, sacrifícios ou simplesmente como animais domésticos. Segundo historiadores, os europeus já criavam animais para abate há mais de 9 mil anos. Os egípcios também gostavam muito de animais, em especial,de gatos. O povo africano venerava os felinos, pois achavam que o animal era sagrado. A descoberta recente envolve a civilização maia, na qual, há mais de dois mil anos, os animais eram vendidos para uso doméstico e para rituais.
11 de dezembro de 2018

Parceria entre Google e The New York Times digitaliza imagens históricas

Poucas pessoas conseguem viver sem a companhia da tecnologia hoje em dia. Seja usando o GPS para não errar o caminho para um local, ou para manter contato direto com uma pessoa que está distante, usamos recursos que não eram de fácil acesso há não muito tempo. Usada para facilitar nossa rotina, e nos colocar mais perto do futuro, a inteligência artificial está sendo usada para armazenar a história de um dos mais importantes jornais do mundo.
10 de dezembro de 2018

Luxemburgo promete ser o primeiro país com transporte público totalmente gratuito

Muito diferente do que vemos pelo Brasil, Luxemburgo será o primeiro país do mundo a ter o transporte público totalmente gratuito. A medida está sendo adotada aos poucos, inicialmente com gratuidade para idosos, crianças e estudantes. A ideia agora é implantar para toda a população.
7 de dezembro de 2018

Equipamento chinês usado para ouvir sons do espaço é danificado por turistas

O governo chinês criou em 2016 o maior radiotelescópio do mundo, chamado de FAST. Diferente de outros aparelhos semelhantes, o equipamento chinês não é usado para observar o espaço, mas sim para captar sinais de vida inteligente fora da Terra. Com um investimento de 180 milhões de dólares, a promessa era aumentar ainda mais as possibilidades de detectar extraterrestres.
6 de dezembro de 2018

Os misteriosos desenhos encontrados em deserto na Mongólia

Teorias da conspiração existem há muito tempo. Desta vez, o objeto de mistério são desenhos e prédios, supostamente abandonados, em um deserto da Mongólia. Um vídeo que caiu na internet recentemente mostra imagens do Deserto de Gobi, localizado entre a região norte da China e o sul da Mongólia. Duas grandes faixas que formam um grande X são vistas nas imagens.
5 de dezembro de 2018

Com 123 anos, processo mais antigo do Brasil será julgado amanhã

Pode até parecer ficção mas, neste caso é história. O processo mais antigo em andamento do Brasil foi criado há 123 anos por ninguém menos que a Princesa Isabel. E este mesmo processo será julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça nesta quinta-feira (06/12). Já falamos aqui no blog da Traduzca de casos curiosos no Brasil dos tempos da monarquia. O interessante, desta vez, é que os herdeiros da Princesa Isabel reivindicam uma indenização referente à posse do Palácio Guanabara.
4 de dezembro de 2018

Anel que pode ter pertencido a Pôncio Pilatos é identificado

Um anel bem simples pode ser apenas mais um objeto em meio a tantos outros nas ruínas do palácio de Heródio, perto de Jerusalém. Datado do século I a.C., o objeto encontrado há 50 anos ganhou um novo significado: pode ter pertencido a Pôncio Pilatos, o governador romano que ordenou a morte de Jesus, segundo a Bíblia.
3 de dezembro de 2018

Pirâmides da China têm mistério antigo desvendado por astrônomo italiano

Quando pensamos em pirâmides, o primeiro país que nos vêm à mente é o Egito. Algumas pessoas lembram ainda do povo Asteca, com o Templo Mayor em Tenochtitlán. Ainda há muitas dúvidas sobre como esses monumentos foram erguidos. Talvez você não saiba, mas a China guarda algumas pirâmides, e elas escondem um mistério.
30 de novembro de 2018

Expedição encontra últimas árvores gigantes da Mata Atlântica no Brasil

Com certeza a Mata Atlântica é um patrimônio de todo o Brasil. Infelizmente, nos últimos anos, nossas florestas têm sofrido muito com o desmatamento. Mais de duas mil espécies de árvores estão ameaçadas. A boa notícia é que ainda há árvores grandes quase intactas. E mais interessante: perto de centros urbanos.
29 de novembro de 2018

Em briga histórica com a Grécia, Macedônia quer trocar seu nome

Normalmente, quando ouvimos falar em troca de nome, pensamos numa pessoa física. Trocas de nome acontecem com certa frequência, basta ter mais de 18 anos e a mudança não prejudicar o sobrenome. Mas, mudar o nome de um país inteiro não é tão fácil assim, mas também não é novidade. O caso mais recente é o da Macedônia.
28 de novembro de 2018

Cidade do Alasca só voltará a ver a luz do sol no ano que vem

Muito longe do sol forte que vive o Rio de Janeiro ou as praias do litoral catarinense, os moradores da pequena cidade Utqiagvik, localizada no norte do Alasca, só voltarão a ver o Sol em 23 de janeiro do ano que vem. Isso porque a cidade está situada no Círculo Polar Ártico, onde ocorre o fenômeno da noite polar.
27 de novembro de 2018

Nova espécie de dinossauro de pescoço longo é descoberta no Brasil

Uma importante descoberta para a ciência mundial foi feita no Brasil. Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade de São Paulo revela uma espécie de dinossauro nunca vista antes.
26 de novembro de 2018

Carta em mandarim dentro de garrafa é encontrada no leste da Austrália

A ideia de colocar mensagens em garrafas para compartilhar sentimentos com o mar não é de hoje. Desde o tempo dos piratas, que assustavam embarcações principalmente entre os séculos XVI e XVIII, a prática acontece. Recentemente, falamos aqui no blog da Traduzca sobre uma garrafa encontrada no Rio Grande do Sul. Desta vez, uma mensagem escrita em mandarim foi encontrada nos mesmos moldes como a séculos atrás mas, desta vez, na Austrália.



15 de abril de 2014

Formação de nomes e sobrenomes russos é diferente e curiosa

Talvez você nunca tenha dado bola ou parado para se […]
3 de dezembro de 2015

Les permis de conduire d’Haïti doivent être validés par l’Ambassade

Les haïtiens qui veulent obtenir des permis de conduire, à des fins de conduire des véhicules particuliers, des motocyclettes ou des véhicules pour le transport de personnes ou marchandises, doivent contacter l’Ambassade d’Haïti au Brésil en envoyant un message au courriel consulaire@ambassadehaitibresil.org.
3 de janeiro de 2017

Dicionário norte-americano Merriam-Webster elege “surreal” como a palavra do ano de 2016

O dicionário da editora Merriam-Webster, nos Estados Unidos, elegeu “surreal” […]
4 de janeiro de 2017

Cinco produtos que parecem ter sido lançados “ontem”, mas já estão no mercado há décadas

O ano de 2017 já chegou. E a cada ano […]