Brasil adia exigência de visto para turistas de EUA, Canadá e Austrália

  • por

O Brasil decidiu adiar, pela segunda vez, a data de início da cobrança de visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália que desejam visitar o país. A medida, que estava prevista para entrar em vigor no dia 10 de janeiro, foi prorrogada para o dia 10 de abril de 2024, conforme decreto publicado no Diário Oficial da União na última quinta-feira (4).

A decisão do governo brasileiro foi motivada por questões técnicas e operacionais relacionadas à emissão dos vistos, que passarão a ser feitos de forma eletrônica, sem a necessidade de comparecimento aos consulados. O objetivo é facilitar e agilizar o processo de solicitação e concessão dos vistos, além de reduzir os custos para os viajantes.

O Brasil é um dos principais destinos turísticos da América do Sul, atraindo milhões de estrangeiros todos os anos. De acordo com dados da Embratur, em 2023, o país recebeu cerca de 1,2 milhão de turistas dos Estados Unidos, 118 mil do Canadá e 54 mil da Austrália, gerando uma receita de mais de US$ 1 bilhão.

A exigência de visto para esses países é uma medida de reciprocidade, já que os brasileiros precisam de visto para entrar nos territórios dessas nações. No entanto, o governo brasileiro tem manifestado interesse em negociar acordos de isenção de visto com esses e outros países, visando ampliar o fluxo de turistas e fortalecer as relações bilaterais.

Para mais informações sobre os tipos de visto e como solicitar, acesse o site oficial da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil ou o site do Serviço de Agendamento de Visto.

A Traduzca é sua parceira na tradução de documentos para vistos americanos, canadenses e australianos. Solicite orçamento hoje mesmo.