Entenda em quais casos você pode obter a cidadania alemã 

  • por

A cidadania alemã é um sonho para muitas pessoas! Mas você sabe se está dentro do grupo de pessoas que podem solicitar a nacionalidade alemã? Neste texto, você vai conhecer as 5 formas de adquirir a cidadania na Alemanha.

Quem tem direito à cidadania alemã?

1.     Ascendência: caso seja filho, neto ou bisneto de um cidadão alemão, você pode ter direito à cidadania alemã por sangue (ius sanguinis). Mas é preciso comprovar a sua ancestralidade alemã com documentos oficiais, como certidões de nascimento e casamento. Além disso, é preciso verificar se o seu caso se encaixa nas regras da lei alemã, que mudou ao longo dos anos e pode ter afetado a transmissão da cidadania dos seus antepassados.

2.     Adoção: caso seja adotado por um cidadão alemão antes de completar 18 anos, você também pode ter direito à cidadania alemã. Nesse caso, é preciso apresentar a certidão de adoção e os documentos dos pais adotivos.

3.     Tempo de residência na Alemanha: caso more na Alemanha há pelo menos oito anos e cumpra os requisitos de naturalização, você pode solicitar a cidadania alemã por tempo de residência. Alguns dos requisitos são: ter um visto de residência permanente, ter renda suficiente para se sustentar, ter conhecimento de nível B1 ou superior da língua alemã, passar no teste de cidadania (Einbürgerungstest) e renunciar à sua cidadania anterior (a menos que o seu país permita a dupla cidadania).

4.     Casamento com cidadão alemão: caso seja casado com um cidadão alemão há dois anos ou mais e more na Alemanha há pelo menos três anos, você pode solicitar a cidadania alemã por casamento. Nesse caso, você também precisa cumprir os requisitos de naturalização e renunciar à sua cidadania anterior (a menos que o seu país permita a dupla cidadania).

5.     Naturalização reparatória: caso seja descendente de pessoas que foram perseguidas, privadas ou expulsas da cidadania alemã pelo regime nazista entre 1933 e 1945, você pode solicitar a cidadania alemã por naturalização reparatória. Essa é uma forma de reconhecimento e reparação histórica para as vítimas do nazismo e seus familiares. Nesse caso, você não precisa renunciar à sua cidadania anterior e pode ter a dupla cidadania.

A decisão de solicitar a cidadania alemã deve ser bem pensada e planejada. A Traduzca conta com tradutores juramentados especializados no idioma alemão para traduzir os documentos necessários para a sua nova cidadania. Solicite orçamento sem compromisso hoje mesmo!