Afinal, por que 1º de abril é o Dia da Mentira?

  • por

Quando chega o dia 1º de abril, as pegadinhas começam a acontecer aí também? Conhecido como o Dia da Mentira, ele rende boas risadas na internet entre os amigos e familiares. Mas você sabe o motivo do dia de hoje ter esse tema? Neste artigo, você vai conhecer as raízes históricas da data de hoje.  

O Dia da Mentira, celebrado em 1º de abril, tem origem no século 16. Tudo começou com a mudança de calendário instituída pelo papa Gregório XIII para o mundo cristão, em 1582. Até então, o ano começava oficialmente no dia 25 de março, após a chegada da primavera no Hemisfério Norte, e as comemorações prosseguiam pela semana até 1º de abril. Na França, porém, dada a tradição da festança de começo de ano, os franceses ignoraram a norma e continuaram a celebrar a chegada do novo ano no final de março. 

Com o tempo, quem continuou a insistir na tradição acabou se tornando alvo de piadas e ficou conhecido como um “bobo de abril”. A pegadinha durou tanto tempo que se espalhou não só pelo país, mas para a Europa e, depois, para o mundo. 

No Brasil, o 1º de abril chegou até a realeza. Em 1828, o jornal mineiro “A Mentira” foi publicado pela primeira vez, e trazia na manchete o falecimento de Dom Pedro 1º — uma mentira completa, já que o monarca faleceu anos depois, em 24 de setembro de 1834, em Portugal.

Você conhecia essa história?

Estamos ao seu lado realizando a tradução juramentada dos documentos necessários para você realizar o seu sonho no exterior. Solicite um orçamento gratuito hoje mesmo e adquira riquezas culturais em diversos países.