Número de intercâmbios feitos por brasileiros aumenta

  • por

Você já pensou em fazer um intercâmbio para estudar, trabalhar ou se aventurar em outro país? Caso a resposta seja sim, você não está sozinho. Cada vez mais brasileiros estão buscando essa experiência que pode trazer benefícios pessoais, profissionais e culturais. 

A Belta, que é a associação que reúne as principais agências de intercâmbio do Brasil, realiza anualmente uma pesquisa com cerca de 5 mil estudantes e 500 agências para traçar o perfil e o comportamento desse mercado. Os resultados da última pesquisa, referente ao ano de 2022, foram divulgados recentemente e mostram alguns dados interessantes.

Segundo a pesquisa, o número de brasileiros que fizeram intercâmbio aumentou em 2022, mesmo em um ano de crise econômica e de instabilidade política. Foram 455 mil estudantes que viajaram para fora do país, um crescimento de 18% em relação a 2019, quando foram 386 mil. O total movimentado pelo setor foi de 1,2 bilhão de dólares, um aumento de 6,8% em relação ao ano anterior.

Os cursos de idiomas, principalmente de inglês, continuam sendo os mais procurados pelos brasileiros, seguidos de cursos de idiomas com trabalho temporário e cursos de férias para adolescentes. Os cursos de graduação também tiveram um aumento significativo, principalmente por causa da possibilidade de bolsas parciais ou totais para estudantes que praticam esportes.

Os destinos mais escolhidos pelos intercambistas brasileiros foram: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Austrália e Malta. O Canadá lidera o ranking há 13 anos por oferecer qualidade de vida, segurança, diversidade cultural e facilidade de visto.

A Traduzca conta com uma equipe de tradutores especialista em tradução juramentada para que você encaminhe os documentos do seu intercâmbio no idioma de destino. A nossa missão é deixar você mais perto do seu sonho. Solicite orçamento agora mesmo.