Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de descendentes de italianos fora da Itália? Segundo estimativas, cerca de 30 milhões de brasileiros têm algum grau de ascendência italiana. Muitos deles sonham em obter a cidadania italiana, que traz uma série de vantagens, como a possibilidade de morar, estudar e trabalhar em qualquer país da União Europeia.
Mas, para realizar esse sonho, é preciso reunir uma série de documentos que comprovem o vínculo familiar com o antepassado italiano. Esse processo pode ser demorado e burocrático, mas, com algumas dicas, você pode torná-lo mais fácil e rápido. Confira:
Verifique se você tem direito à cidadania italiana por descendência
Para isso, é preciso que o seu antepassado italiano não tenha se naturalizado brasileiro antes do nascimento do seu ascendente direto (pai, avô, bisavô, etc.). Além disso, se você for descendente de mulher italiana, é preciso que o seu filho(a) tenha nascido após 1948, ano em que as mulheres passaram a transmitir a cidadania italiana aos seus descendentes.
Faça uma árvore genealógica da sua família
Isso vai facilitar a identificação dos documentos que você precisa solicitar. Você pode usar sites como o Family Search, o My Heritage ou o Portale Antenati para pesquisar os nomes e as datas de nascimento dos seus antepassados italianos e brasileiros.
Solicite as certidões de nascimento, casamento e óbito de todos os seus ascendentes, desde o antepassado italiano até você
Essas certidões devem ser em inteiro teor, ou seja, com todas as informações registradas. Você pode pedir essas certidões nos cartórios onde os eventos ocorreram ou pela internet, em sites como o Cartório 24 Horas ou o Registro Civil.
Solicite a certidão negativa de naturalização do seu antepassado italiano
Esse documento comprova que ele não se tornou brasileiro e, portanto, não perdeu a cidadania italiana. Você pode pedir esse documento no site do Arquivo Nacional ou no Protocolo de Intenção de Naturalização (PIN), dependendo da data de chegada do seu antepassado ao Brasil.
Verifique se há erros ou divergências nos documentos
É comum que os nomes, sobrenomes, datas e locais de nascimento dos seus antepassados sejam escritos de formas diferentes nos documentos brasileiros e italianos. Isso pode gerar problemas na hora de solicitar a cidadania italiana. Por isso, é importante que você verifique se há erros ou divergências nos documentos e, se houver, solicite a retificação nos cartórios ou na Justiça.
Escolha a forma de solicitar a cidadania italiana
Você pode pedir a cidadania italiana por descendência no Brasil ou na Itália. No Brasil, você deve agendar um atendimento no consulado italiano da sua região de residência e entregar os documentos. O tempo de espera para o agendamento e para a análise dos documentos pode variar de alguns meses a alguns anos, dependendo da demanda. Na Itália, você deve ir ao país com um visto de turista, alugar um imóvel, fazer a sua residência e entregar os documentos no comune (prefeitura) da cidade onde você vai morar. O tempo de espera pela análise dos documentos pode variar de alguns dias a alguns meses, dependendo do comune.
Traduza e apostile todos os documentos
Para que os documentos brasileiros sejam válidos na Itália, é preciso que eles sejam traduzidos por um tradutor juramentado e apostilados em um cartório autorizado. A apostila é um selo que certifica a autenticidade dos documentos. Para isso, a Traduzca é a sua melhor opção.
Estamos ao seu lado para a realização do seu sonho na Europa. Conte com nossos tradutores juramentados versados em mais de 26 idiomas. Solicite orçamento hoje mesmo.