Cerveja foi descoberta “sem querer” e usada até como salário em seus primórdios

  • por

O dia 5 de agosto marca o Dia Mundial da Cerveja. Uma das bebidas mais populares e consumidas no mundo inteiro tem uma origem tão curiosa quanto pouco difundida. Você sabia que a ideia original não era produzir a bebida e, diante do sucesso, ela virou até moeda de troca e salário?

A cerveja, assim como o pão, surgiu da fermentação de grãos. Isso aconteceu há mais de 10 mil anos, segundo registros encontrados em pinturas rupestres na região da Mesopotâmia (atual Iraque). Esse processo foi fundamental na transformação da vida humana, fazendo com que o homem passasse de nômade a agrícola.

Acredita-se que a cerveja foi obra de mulheres, uma vez que, na época, os trabalhos domésticos e de alimentação eram exclusivos delas. A fabricação da cerveja surgiu, na verdade, do repouso dos pães parcialmente assados em água, até fermentar, apresentando o líquido que, aos poucos, começou a ter o gosto aperfeiçoado.

A bebida que foi inventada do acaso caiu no gosto das civilizações. Os sumérios tinham até uma deusa em sua homenagem, a Ninkasi. O famoso Código de Hamurabi previa penas severas aos maus cervejeiros. E havia quem aceitasse receber cerveja como moeda de troca em transações ou inclusive como salário por algum trabalho.