Conheça as heranças medicinais do Antigo Egito que nos acompanham até hoje

  • por

É inegável o tamanho do legado dos egípcios da Antiguidade. Da Biblioteca e Farol de Alexandria à Grande Pirâmide de Gizé, essa civilização revolucionou áreas como arquitetura, construção, matemática e arte, dentre tantas outras. Na medicina, não seria diferente. Você sabia que é possível ver essa herança ainda nos dias de hoje?

Selecionamos aqui algumas técnicas medicinais oriundas do Antigo Egito que nos são familiares até a atualidade. A primeira delas é a cirurgia. Os antigos egípcios eram especialistas em mumificação e aproveitavam o conhecimento profundo sobre a anatomia humana para realizar diversas cirurgias, inclusive remoção de tumores.

Eles também tinham cuidado especial com a saúde bucal. Combatiam a formação de buracos e infecções dentárias com algumas técnicas, como pomadas desinfetantes. Outro legado medicinal está nas próteses. Os antigos egípcios criaram próteses tanto para os vivos quanto para os mortos. Isso porque, de acordo com a crença da época, o corpo deveria estar completo no momento da mumificação.

Por fim, esta talvez seja a curiosidade mais surpreendente: desde o Antigo Egito, havia assistência médica estatal. Os governos administravam o acesso das pessoas aos cuidados médicos, fundando inclusive institutos para formação de médicos que recebiam e tratavam os pacientes.