Governo dos Estados Unidos oferece visto para profissionais qualificados
Carreira de David Bowie será contada em história em quadrinhos
29/10/2019
Exposição do Museu do Louvre recria Mona Lisa em realidade virtual
31/10/2019

Governo dos Estados Unidos oferece visto para profissionais qualificados

O governo dos Estados Unidos reabriu na última semana as inscrições para quem deseja residir no país com o visto EB-2, de residência permanente, conhecido como Green Card. A modalidade exige que o requerente comprove experiência relevante ou “habilidades excepcionais” em sua área de atuação, como artes, ciências ou negócios. O processo, porém, não é tão simples, podendo levar de 18 a 20 meses, e as vagas são limitadas a 40 mil pedidos para todo o mundo.

Existem duas formas de solicitar o visto EB-2. A primeira é através do consulado norte-americano, caso o interessado ainda esteja no Brasil. Se já estiver nos Estados Unidos, é preciso procurar um escritório de imigração e solicitar a mudança de status, de visto de turista para residente. Ter uma proposta de emprego no país pode facilitar o processo, mas não é o principal critério segundo o advogado especializado em migração e internacionalização de negócios Vinícius Bicalho em entrevista ao portal UOL.

A solicitação do visto exige a comprovação de uma carreira sólida do interessado; por isso, é importante apresentar o maior número de documentos possíveis, como diplomas, históricos acadêmicos, avaliações de equivalência e inscrições em entidades de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Conselho Regional de Medicina (CRM), por exemplo. Após o envio dos documentos, o consulado ou o escritório de imigração responsável pelo processo convoca o candidato para uma segunda etapa, como entrevista presencial. A prática é semelhante para quem busca o visto de turista para os Estados Unidos.

O setor de imigração norte-americano atualiza mensalmente a disponibilidade de vistos que podem ser solicitados. Atualmente, 40 mil vagas são abertas para o visto EB-2, com ano de exercício entre outubro a setembro. De acordo com a demanda, as solicitações podem ser encerradas antes do previsto, como aconteceu este ano, quando o governo fechou o prazo em julho. Todas as informações podem ser acessadas no site oficial do Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos.



1
Olá! Como podemos te ajudar?
Powered by