Por que algumas seleções têm uniformes de cores diferentes das bandeiras?

  • por

Estamos em meio à Copa do Mundo e, além de torcer e vibrar em frente à televisão, você já deve ter percebido que o principal torneio do futebol no planeta reserva algumas curiosidades. Uma delas vamos apresentar para vocês agora. Afinal, por que algumas seleções, como Holanda, Japão e Austrália, entram em campo com uniformes de cores ou estilo completamente diferentes em relação à sua bandeira? Cada país tem a sua explicação. Vamos descobrir!

Holanda
Vermelho, branco e azul fazem parte das cores da bandeira holandesa, mas o uniforme da seleção é laranja. Isso porque a seleção faz referência à família real do país – mesmo caso do azul da Itália, que não se classificou para a Copa. Na Holanda, os Orange-Nassau, reinante desde o século XVI, têm em seu brasão o laranja predominante. Uma versão adicional a essa é de que a bandeira do país já teve o laranja, mas trocou pelo vermelho por ser uma cor mais fácil de encontrar antigamente, e a seleção acabou mantendo o tom.

Japão
Conhecida como os Samurais Azuis, a seleção japonesa usa essa cor de uniforme em referência a uma vitória sobre a Suécia nos Jogos Olímpicos de 1936. Na ocasião, o Japão precisou improvisar de última hora a utilização de camisas azuis. Como deu sorte diante de um adversário poderoso à época, tornou-se o manto japonês desde então.

Austrália
Bem diferente da bandeira, que tem como referências as cores alusivas ao Reino Unido, o uniforme da Austrália no futebol e em outros esportes é amarelo e verde. O amarelo faz referência às praias, à riqueza mineral, às safras de grãos e ao novelo de lã. Já o verde evoca as florestas e as pastagens da paisagem. As cores serviram para forjar uma identidade própria para a ex-colônia britânica.