Primeiro computador do mundo vem da Grécia e tem mais de 2 mil anos

  • por

Os computadores como os conhecemos passaram a se tornar comuns em nossas casas a partir dos anos 2000. Mas o conceito por trás dessas máquinas é muito mais antigo: vem da Grécia o que foi chamado de Máquina de Anticítera, o primeiro computador analógico do mundo, que operou há mais de 2 mil anos.

A descoberta aconteceu entre 1900 e 1902, quando um grupo de mergulhadores encontrou os restos de um navio que havia naufragado na costa grega. Os estudiosos, no entanto, seguem debruçados sobre os fragmentos da intrigante máquina de bronze até hoje. Pesquisas mais recentes apontam que o computador funcionou pela primeira vez em 22 de dezembro de 178 a.C.

Com mais de 80 peças, o mecanismo tinha funções astronômicas, tendo sido usado para prever as posições do Sol, da Lua e dos planetas, além de eclipses. As previsões eram feitas por meio de uma combinação complexa de 27 rodas de engrenagens. As informações obtidas eram usadas – de acordo com os estudos – para a agricultura, apoio em viagens noturnas e até estratégias de batalhas. De acordo com alguns investigadores da máquina, foi possível inferir que os gregos viam o Universo com a Terra no centro e cinco planetas ao redor.

Os cientistas criaram uma réplica da Máquina de Anticítera, exposta no museu de Atenas. O autor da invenção é desconhecido, embora alguns historiadores atribuam ao matemático Arquimedes a criação da tecnologia. Em meio a tanto mistério, uma coisa é certa: os estudos e as descobertas sobre o primeiro computador do mundo ainda estão longe de terminar.