Quem é o monarca com reinado mais duradouro na história

  • por

Além de causar comoção no mundo inteiro, a morte da Rainha Elizabeth II na última quinta-feira, 8 de setembro, significou o fim de um dos reinados mais duradouros de toda a história. Elizabeth tinha 96 anos e já era a governante com mais tempo à frente do Reino Unido desde 2015. O ranking geral de monarcas longevos, no entanto, reserva certa dose de polêmica. Veja por quê.

Geralmente, cabe a Luis XIV, da França, o status de rei que mais tempo ficou no trono. Conhecido como Rei Sol, Luis é o símbolo da monarquia absolutista da era clássica. Governou a França de 1643 a 1715, em um total de 72 anos, dois a mais do que a Rainha Elizabeth II, que iniciou o seu reinado em 1952. No entanto, há quem considere Elizabeth a monarca mais longeva.

A gente explica: Luis XIV governou de fato a partir de 1651, quando tinha 13 anos, o que resultaria em 64 anos de reinado. Antes, sua mãe, Ana da Áustria, havia assumido na condição de regente. Outros dois reis também chegaram à marca dos 70 anos de governo, assim como a rainha britânica: Bhumibol Adulyadej, da Tailândia, e João II, de Liechtenstein.

E na sua opinião? Para quem vai o título de reinado mais longevo?