Assim como as cidadanias luxemburguesa, alemã, italiana e polonesa, cidadãos brasileiros também podem solicitar a cidadania espanhola. Entre os benefícios concedidos ao requerer o direito está o passaporte europeu, que garante acesso a vários países sem a necessidade de visto prévio. Se você tem desejo de adquirir o passaporte europeu – seja para morar ou transitar livremente pelo Velho Continente – e preenche um ou mais requisitos, hoje o blog da Traduzca traz informações para que você dê início ao processo de solicitação.
Cidadãos brasileiros filhos de espanhóis podem solicitar a cidadania espanhola até os 21 anos de idade, desde que comprovem a nacionalidade do pai e/ou da mãe. Já os netos de espanhóis estão sujeitos a regras mais específicas. Menores de idade precisam apenas comprovar descendência por documentos, assim como os filhos. Já quem tem 18 anos completos tem até três anos para fazer a solicitação, além de precisar comprovar residência legalmente na Espanha por um ano de forma contínua.
Se você é filho ou neto de espanhóis, precisará apresentar uma série de documentos para o consulado espanhol da sua região, comprovando a descendência, a saber:
Após ter todos esses documentos em posse, o pedido deve ser feito diretamente no consulado espanhol da sua região ou por agendamento online em atendimento pelo site.
A tradução juramentada para o espanhol é um dos processos mais importantes para a solicitação da cidadania espanhola. Documentos emitidos em outro idioma que não o espanhol devem ser traduzidos por um tradutor juramentado, que tem fé pública, para assegurar a veracidade da tradução. A Traduzca possui tradutores juramentados em espanhol para atender à sua demanda. Para saber mais sobre todos os nossos serviços, clique aqui.