Tradição de cones gigantes marca início da vida escolar na Alemanha

  • por
cones esolares alemanha

O primeiro dia de aula de uma criança costuma ser, por si só, um momento marcante e inesquecível. Na Alemanha, essa ocasião toma uma forma ainda mais especial graças a uma tradição que atravessa os séculos: o “Schultüte” ou “cone escolar”.

Trata-se de uma espécie de cornucópia (vaso em forma de chifre) de cartolina que as crianças alemãs recebem de seus familiares no primeiro dia de aula. Normalmente, o cone é preenchido com doces, artigos de papelaria e brinquedos.

O “Schultüte” é visto como o grande símbolo do início da idade escolar e do ingresso da criança em uma nova fase da vida. Além disso, há uma importância simbólica no gesto, pois ele sobreviveu mesmo em tempos difíceis da história da Alemanha. Os pais continuaram preparando os cones escolares durante as duas guerras mundiais.

Existem várias versões a respeito da origem da tradição. Especula-se que tudo tenha começado na Saxônia, no leste da Alemanha, em 1781. Naquela época, os cones eram simples, consistindo em pequenos sacos de papel recheados com passas e outras frutas secas. Ao longo do tempo, eles foram ficando mais sofisticados e hoje recebem até luzes de LED piscantes e botões sonoros.