Zero Hora bilíngue faz sucesso entre os turistas de Porto Alegre

Focadas nos visitantes estrangeiros, edições especiais em inglês e espanhol circulam até o dia 1º de julho

A edição especial bilíngue de ZH faz sucesso entre os turistas estrangeiros que visitam a Capital gaúcha para os jogos do Mundial. Circulando com versões em inglês e em espanhol, os suplementos de oito páginas cada um são distribuídos gratuitamente em pontos estratégicos de Porto Alegre. Os exemplares ajudam os visitantes com notícias de interesse para quem está de passagem pela cidade, com informações turísticas e de serviço, e também a cobertura dos jogos ocorridos no Beira-Rio. O conteúdo nos dois idiomas também pode ser acessado em zhora.co/zhespanol e zhora.co/zhenglish.

Desde o dia 12 de junho, uma equipe de oito pessoas atua em Zero Hora para produzir os cadernos especiais. A última edição vai circular em 1º de julho, dia seguinte ao último jogo de Copa em Porto Alegre. Os encartes são impressos diariamente e, nos finais de semana, há uma edição conjunta. O conteúdo inclui as principais notícias relacionadas ao Mundial, serviço, roteiros, informações sobre pontos turísticos e sugestões de restaurantes, bares e festas. O time coordenado por Rosane Tremea e Rodrigo Muzell se dedica com exclusividade ao projeto.

ZH-bilingue_Equipe_foto-Juliana-Baino2

Equipe responsável pela produção de ZH bilíngue (créditos: Juliana Baino).

Na pauta da ZH bilíngue encontram-se tanto notícias veiculadas pela edição tradicional do jornal, que possam ser de interesse dos turistas, quanto materiais produzidos exclusivamente para as versões em inglês e espanhol. O conteúdo é traduzido por uma empresa terceirizada, a traduzca.com, e a distribuição dos cadernos especiais é feita por hotéis, hostels, restaurantes, bares, centros de informações turísticas, pontos turísticos e consulados, além de companhias aéreas e empresas de ônibus.

Os franceses Vincent Tamisier, 59 anos, Bertrand Michaux, 52 anos, e Bruno, 50 anos, que estão na cidade desde segunda-feira (23), leem a ZH bilíngue no hotel antes de sair para passear. Durante o dia, carregam os exemplares na mochila para eventuais consultas. O grupo fica na Capital por cinco dias e depois segue viagem pelo Brasil.

ZH_franceses_foto-Juliana-Baino

Os franceses Vincent e Bruno com a edição em inglês de Zero Hora (créditos: Juliana Baino).

– É uma bela iniciativa. Nos sentimos acolhidos por um gesto como esse, de ter uma edição pensada exclusivamente para nós – comenta Tamisier, único entre os amigos que já conhecia o país.

Visitando a Capital gaúcha pela primeira vez, os argentinos Pedro Charbonnier, 43 anos, e seus filhos Tomas, 13 anos, e Gaston, 18 anos, acompanhados do amigo Jorge Fernandez, 43 anos, elogiam a limpeza da cidade, a cordialidade da população e a facilidade de locomoção. Desde que chegaram, leem diariamente a ZH em espanhol e contam que o conteúdo tem sido muito útil.

ZH_argentinos_foto-Juliana-Baino

Jorge, Pedro e os filhos visitam Porto Alegre pela primeira vez (créditos: Juliana Baino).

– As informações são muito precisas, principalmente sobre o acesso ao estádio. A parte de serviços também está nos ajudando muito a conhecer os melhores pontos de Porto Alegre – avalia o estudante de jornalismo Gaston, que já planeja retornar a Capital um dia.

Fonte: Zero Hora.