De Walt Disney a Muhammad Ali: 5 visitantes ilustres que passaram por Porto Alegre

  • por

Tão querida por todos, a cidade de Porto Alegre já recebeu centenas de personalidades ilustres ao longo dos anos. Algumas visitas, como a de João Paulo II em 1980, são bem conhecidas, enquanto outras são mais inusitadas, como a do ex-pugilista Muhammad Ali e do próprio Walt Disney. Quer saber mais? 

Com inspiração na matéria 20 visitantes ilustres, publicada pelo jornal Zero Hora, a Traduzca separou aqui cinco histórias curiosas de personagens conhecidos que passaram pelas ruas da capital gaúcha. Vamos ver qual delas você conhece!

Walt Disney

Walter Elias Disney, bem mais conhecido como Walt Disney, passou pela capital gaúcha rapidamente em 8 de setembro de 1941.  A visita do pai de Mickey Mouse e Pato Donald foi breve – apenas  o tempo de escala de um voo do Rio de Janeiro a Buenos Aires. Durante essa breve passagem, mesmo sem sair do antigo campo de pouso, ele recebeu as boas vindas do escritor Erico Verissimo e recebeu fãs. Muitos anos depois, duas vias da cidade receberam o nome de Walt Disney. 

João Paulo II

Chefe da Igreja Católica, o papa João Paulo II esteve em Porto Alegre de 17h45 do dia 4 a 15h23 de 5 de julho de 1980. Durante a visita, rezou uma missa no Largo do Papa, localizado próximo ao Estádio Olímpico, acompanhado por uma multidão. O Pontífice ainda experimentou chimarrão, topou colocar um chapéu gaudério na cabeça e disse a histórica frase “O Papa é gaúcho”.

Richard Gere
Um dos maiores astros de Hollywood entre as décadas de 1980 e 1990, Richard Gere passou pela capital gaúcha em 1981. O motivo foi o relacionamento duradouro (oito anos) que manteve com a artista plástica Sylvia Martins, que vivia nos EUA mas era natural de Bagé. Reza a lenda que Gere vestiu bombachas e caminhou pelo bairro Bom Fim durante essa passagem.

Muhammad Ali 

Vinte e nove de abril de 1987 foi a data na qual o ex-pugilista Muhammad Ali conheceu a capital dos gaúchos. Nessa época, aos 46 anos, o tricampeão mundial de boxe já sofria com o mal de Parkinson; portanto, ele não visitou a cidade para uma luta de exibição. Seu compromisso consistia em uma visita de negócios à fábrica da Miura. Ele negociara a compra de 240 unidades do modelo 787 para revenda. Durante o dia em que esteve em Porto Alegre, Ali aproveitou para conhecer o típico churrasco gaúcho no centro da cidade. 

Madonna 

A popstar Madonna teve o prazer de conhecer a cidade em 9 de dezembro de 2012. Porém, os gaúchos tiveram de esperar para apreciar o show da turnê MDNA. Afinal, foram quase quatro horas de atraso para o início da apresentação realizada no Estádio Olímpico diante de cerca de 43 mil espectadores. O evento ainda marcou uma das despedidas do Velho Casarão, já que o Grêmio estava de partida para a nova casa: a Arena.