Apostila de Haia: saiba para o que serve e como obter o certificado

  • por

Se você está se preparando para morar no exterior ou planeja solicitar cidadania estrangeira, é provável que já tenha ouvido falar da Apostila de Haia. Basicamente, trata-se de um selo timbrado que confere validade automática à tradução juramentada em 115 países signatários da Convenção de Haia. E a Traduzca pode ajudar você em mais essa etapa.

A Convenção de Haia é um sistema concebido para agilizar e simplificar a legalização de documentos entre os 115 países signatários. Em outras palavras, possuir a Apostila de Haia permite o reconhecimento mútuo de documentos brasileiros no exterior e de documentos estrangeiros no Brasil. A certificação é colocada no verso do documento em forma de selo e serve para qualquer documento brasileiro que você precise utilizar para fins de cidadania ou para residir, trabalhar ou estudar no exterior.

Segundo a Convenção de Haia, cada país deve designar uma autoridade responsável pelo funcionamento da apostila. No Brasil, a autoridade é o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que certifica o selo.

A Traduzca oferece esse serviço e você pode fazer um orçamento online clicando aqui. Para conhecer todos os países signatários do acordo, clique aqui. Todas as informações sobre o órgão responsável estão no site oficial da entidade, que possui uma versão disponível em português.

A cidade de Haia

A cidade que dá nome a Convenção, Haia, é considerada o centro da justiça mundial. Localizada na parte ocidental dos Países Baixos, nela está sediado o escritório permanente da Secretaria Multinacional, cujos principais idiomas são o francês e o inglês. Entre as funções da organização está a execução de pesquisas sobre assuntos de interesse da organização e associados, além de manter contato com as autoridades nacionais competentes designadas.