Conheça a ilha que troca de país a cada seis meses sem sair do lugar

  • por

No Rio Bidasoa, na fronteira entre a Espanha e a França, existe um pequeno pedaço de terra que guarda uma grande curiosidade. Mesmo sem sair do lugar, a Ilha dos Faisões muda de país a cada seis meses.

O território de 3.000 metros quadrados pertence seis meses por ano aos espanhóis e os outros seis meses aos franceses. Trata-se de um acordo plurinacional que se estende há mais de três séculos. A administração conjunta de um território é chamada de condomínio.

Segue mais uma curiosidade: a ilhota não é habitada nem pode ser visitada. Ela pode, todavia, ser contemplada pelas margens do rio que divide os países. Normalmente, somente os oficiais responsáveis por sua jurisdição costumam passar pela ilha, que exige poucos cuidados de manutenção.

Há apenas uma construção no local, um monumento que simboliza a importância histórica da ilha. Em 7 de novembro de 1659, foi assinado o Tratado de Paz dos Pirineus, encerrando o conflito iniciado entre França e Espanha durante a Guerra dos Trinta Anos. E o acordo terminou em casamento entre a filha do rei espanhol Felipe IV, a infanta Maria Teresa de Áustria, e o rei francês Luis XIV, conhecido como o Rei Sol.