Cidade de 3,4 mil anos reaparece após seca no Iraque

  • por

Os problemas climáticos que atingem com frequência o Iraque acabaram levando a uma incrível descoberta arqueológica recentemente. Uma cidade de 3,4 mil anos pôde ser avistada e explorada após queda no nível do reservatório Mosul.

Uma equipe de pesquisadores alemães e curdos foi responsável por localizar a cidade perdida no Rio Tigre depois que uma grande quantidade de água foi retirada do reservatório a fim de evitar a perda de colheitas. O Iraque tem sido fortemente afetado pelas mudanças climáticas. A região do Kemune não recebe chuva há muito tempo, e o sul do país sofre com seca extrema.

Os estudiosos acreditam que o local descoberto seja Zakhiku, da época do Império Mittani da Idade de Bronze, entre 1550 e 1350 a.C. Os pesquisadores encontraram uma fortificação de muralhas e torres, um complexo industrial e um gigantesco armazém, além de cinco vasos de cerâmica com mais de 100 tabletes gravados com escrita cuneiforme. Esses artefatos podem ajudar no entendimento do fim do período Mittani, provocado por um terremoto, e o início do domínio assírio na região.

Os edifícios escavados foram encontrados com as paredes preservadas apesar de serem feitas de tijolos de barro secos ao sol e terem ficado submersas por mais de 40 anos. O local foi coberto com lonas plásticas e cascalho para melhorar a conservação antes que o nível da água suba novamente.