Código secreto de imperador romano é decifrado após 475 anos

  • por

Um código secreto que se preze precisa ser praticamente indecifrável. Ou pelo menos demorar muito tempo para ter seu conteúdo revelado. É o caso de uma carta escrita em 1547 por Carlos V, o governante mais poderoso da época, imperador do Sacro Império Romano entre 1519 e 1556. O texto traduzido só veio à tona depois de 475 anos e inclui, entre outras coisas, uma suspeita de assassinato.

Carlos V enviou o manuscrito a Jean de Saint-Mauris, embaixador na corte real francesa, para se atualizar sobre eventos recentes. Um deles era uma rebelião protestante na Alemanha. Além disso, Carlos V revelou o temor de sofrer uma tentativa de assassinato por um mercenário italiano, de acordo com boatos que ouvira. A missão do embaixador era, portanto, confirmar a veracidade da informação.

Como o código foi decifrado?

Com três páginas e 70 linhas de texto, a carta foi escrita completamente em código, exceto a assinatura de Carlos V. Foram usados 120 símbolos, e a maioria deles representava letras ou combinações de letras (como MM, UV ou QU). Mas havia, também, sinais para conjuntos de palavras. Um símbolo parecido com uma agulha, por exemplo, significava “rei da Inglaterra” – roy d’Angleterre, em francês.

De acordo com a pesquisadora Cecile Pierrot, do instituto francês Loria, o imperador se empenhou em dificultar a tradução. Ele espalhou símbolos sem significado e deixou de usar a letra E em muitos momentos. Isso porque essa é a letra mais comum do alfabeto francês e, provavelmente, seria a mais procurada pelos curiosos.

Por falar em curiosidade, vale ressaltar que o imperador não foi assassinado.