Em busca de mão de obra, Alemanha cria espécie de “Green Card” para atrair imigrantes

  • por

Preocupada com a escassez de mão de obra, a Alemanha prevê para os próximos meses a implementação de um novo visto para a entrada de estrangeiros no país. A medida acabou sendo apelidada de “Green Card Alemão”, embora apresente diferenças em relação ao modelo dos Estados Unidos. Confira aqui essas distinções entre vistos e os requisitos para a obtenção do documento alemão.

Batizado oficialmente de Chancenkarte (ou cartão de oportunidades), o novo visto contemplará imigrantes que não fazem parte da União Europeia e permitirá que estrangeiros entrem no país em busca de trabalho. A grande diferença é que eles não precisarão de uma oferta de emprego prévia para dar entrada no visto, como no caso de muitos países.

Para estar elegível ao novo visto, o pretendente ao documento precisa preencher três dos quatro requisitos abaixo:

  • Diploma universitário vertido para a língua alemã;
  • Conhecimento da língua alemã ou ter vivido na Alemanha;
  • Três anos de experiência profissional;
  • Ter menos de 35 anos.


Ao contrário do Green Card, o documento alemão não concederá, necessariamente, a residência permanente ao estrangeiro. Assim, assemelha-se mais ao novo visto de trabalho implementado pelo governo português, que prevê o prazo de 120 dias para imigrantes entrarem no país em busca de emprego.

Gostou da novidade? A Traduzca está aqui para auxiliar você na tradução juramentada dos documentos necessários, como o diploma universitário. Nós garantimos agilidade para você não correr riscos com os prazos estipulados pelos órgãos responsáveis. Clique aqui e faça um orçamento. Separamos também informações úteis para você que pretende iniciar o processo de obtenção da cidadania alemã. Clique aqui e confira o passo a passo.