Frase mais antiga do primeiro alfabeto do mundo é encontrada em pente

  • por

Se hoje em dia nos comunicamos escrevendo por meio de um conjunto de símbolos, precisamos agradecer aos cananeus. Acredita-se que eles foram os primeiros a usarem um alfabeto. Isso mostra a importância da descoberta recente de uma inscrição em um pente que pode ser a frase mais antiga do mundo.

O instrumento de dentes finos foi desenterrado em 2016 em Laquis, uma antiga cidade cananeia de Israel, mas os cientistas só notaram em 2021 que o instrumento, datado de 1,7 mil a.C., apresentava uma gravação com 17 letras minúsculas. É a primeira frase completamente decifrada desse sistema de escrita. Ela quer dizer: “que esta presa arranque os piolhos do cabelo e da barba”.

O pente tem 3,5 por 2,5 centímetros e perdeu a maioria dos seus dentes. Além da frase revelar o seu propósito, os pesquisadores encontraram outras evidências, como pedaços de exoesqueletos de piolhos. Essas pistas também ajudaram os especialistas a decifrar o texto. Estima-se que o pente seria um artigo de luxo importado de outra região.

Conhecido como cananeu, ou alfabeto primitivo, esse sistema de escrita foi usado durante centenas de anos e foi padronizado pelos fenícios no Líbano antigo. Mais tarde, tornou-se a base do grego antigo, do latim e da maioria das línguas modernas contemporâneas.