Leste Europeu enfrenta nova alta de casos de Covid-19 e gera alerta na região

  • por

Temos falado constantemente aqui no blog da Traduzca sobre o arrefecimento da pandemia de Covid-19 e a consequente reabertura das fronteiras dos países, o que tem animado os negócios e os viajantes. Por outro lado, há um sinal de alerta: o Leste Europeu vive uma alta de casos e está atento para o surgimento de uma nova onda. 

A Rússia é um dos países que mais causa preocupação. O país registrou recordes diários de mortes nos últimos dias e se tornou o epicentro do vírus. Por conta dos números elevados, o presidente Vladimir Putin decretou feriado de uma semana para tentar evitar a propagação da doença. 

Na mesma linha da Rússia estão nações como Romênia, Bulgária, Ucrânia, Croácia, Polônia, Letônia e Estônia. Esses países também são locais com altos índices de transmissão e passaram a impor maior rigidez para entrada, assim como outras medidas sanitárias locais. A Letônia, por exemplo, decretou um novo lockdown de pelo menos um mês. 

Um dos motivos apontados para a alta de casos é justamente o baixo índice de vacinação nos países supracitados. Conforme o site Our World in Data, a Rússia conta com somente 32% da população vacinada, sendo este o mesmo caso dos demais países citados: Romênia (30%), Ucrânia (16%), Bulgária (sem dados divulgados), Croácia (43%), Polônia (52%), Letônia (51%) e Estônia (55%).

Brasil em tendência de queda

Enquanto isso, o Brasil segue em tendência de queda de casos. Conforme os dados das secretarias de saúde estaduais apurados pelos veículos de imprensa, a média de novos casos nos últimos sete dias caiu 18% em comparação com 14 dias.

Dinamarca reabre fronteiras

Essa melhora nos índices também facilita a abertura das fronteiras de outros países para brasileiros. É o caso da Dinamarca; o país escandinavo anunciou a reabertura para o turismo. Até então, os brasileiros estavam impedidos de ingressar no território na nação europeia sem comprovar motivo essencial.