Marcas em cavernas da Europa podem se transformar na forma de escrita mais antiga

  • por

Uma descoberta recente pode se transformar em um novo marco da história da escrita. Após um estudo em mais de 400 cavernas na Europa, pesquisadores afirmam que humanos primitivos podem ter inventado uma maneira de registrar os hábitos dos animais que caçavam. Caso a ideia se confirme, a aparição de um sistema de proto-escrita seria adiantada em 10 mil anos.

Você sabe o que é proto-escrita? É um sistema que é anterior aos baseados em algarismos e símbolos elaborados que surgiram durante o período Neolítico do Oriente Próximo. Neste caso, ao lado dos desenhos das espécies, sempre apareciam marcas com informações numéricas associadas à passagem de tempo.

Depois de analisarem os hábitos reprodutivos das espécies representadas, entre elas veados, auroques, mamutes e cavalos, os pesquisadores descobriram que as marcas funcionavam como um calendário lunar que começava no início da primavera, com cada linha ou ponto denotando um mês – um sistema diferente da escrita cuneiforme que surgiu na Suméria a partir de 3.400 a.C.

Ou seja, a partir desse estudo, é possível dizer que os caçadores-coletores da Era do Gelo foram os primeiros a usar um calendário sistemático e marcas para registrar informações sobre os principais eventos. Um cronômetro bem mais analógico aos quais estamos acostumados hoje em dia, não é mesmo?