Nível do Guaíba chega a marca abaixo da cota de alerta pela primeira vez depois do início das enchentes

  • por
Imagem do Rio Guaíba para ilustrar conteúdo sobre o nível do Guaíba que chegou a marca abaixo da cota de alerta pela primeira vez depois do início das enchentes

O nível do Lago Guaíba, que havia alcançado marcas preocupantes durante as enchentes, registrou uma queda significativa, marcando um momento histórico para a região. De acordo com a régua da SEMA e a Agência Nacional de Águas (ANA), na manhã desta sexta-feira (07), o Guaíba atingiu 3,12m, ficando abaixo da cota de alerta pela primeira vez desde o início das medições do novo sistema, instalado em maio deste ano. 

Na perspectiva da medição, a cota de alerta é de 3,15m e a de inundação de 3,60m. Ou seja, o nível do Guaíba estar abaixo do alerta é um indício de esperança para a normalização da situação, que já atingiu o nível de 5,28m. 

As autoridades continuam monitorando a situação de perto, mas a tendência de queda é um alívio para todos. Além disso, alguns projetos governamentais estão em andamento para prevenir futuras catástrofes e garantir a segurança dos cidadãos. 

A Traduzca está ao lado dos gaúchos para vencermos essa situação de calamidade pública. Neste momento, a união faz a força, principalmente na limpeza das residências que sofreram com as enchentes. Confira o conteúdo sobre como limpar as casas com eficiência e segurança.