Participantes de evento pedem Porto Alegre mais poliglota

traduzca_porto_alegre_idiomasNa última semana Porto Alegre foi sede do Mundial de Atletismo Master, promovendo uma verdadeira invasão de estrangeiros em terras gaúchas, com mais de 4 mil atletas de 82 países diferentes. Normalmente o idioma inglês é usado como língua oficial nos grandes eventos, mas não foi o que aconteceu por aqui. O site GloboEsporte.com fez uma matéria muito interessante abordando o tema das dificuldades idiomáticas dos atletas internacionais na Cidade.

A dificuldade de comunicação decorrente da disparidade de idiomas, segundo o texto, foi o principal problema apontado pelos turistas. O indiano Ajmer Singh (foto), por exemplo, foi bem direto ao comentar sua passagem por Porto Alegre: “Eles não falam inglês. Se eu estou com dor de cabeça, tenho que apontar (fazer o gesto). Para pegar o ônibus, foi bastante difícil”, relatou. Entre as delegações estrangeiras mais numerosas, a da Argentina chegou a 550 membros, seguida pela do Chile, com 314, a dos Estados Unidos, com 240, e a da Colômbia, com 173.

Para o Secretário Estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe, os cerca de oito meses que ainda faltam para a Copa vão servir para adequar melhor os locais que receberão os visitantes. Para ele, entre as demandas prioritárias, estão a colocação de placas bilíngues em ruas e hospitais, e uma adequação dos restaurantes, com a transformação dos cardápios.

Entre os trabalhos oferecidos pela Traduzca, que podem ajudar a encurtar essas distâncias com nossos visitantes estrangeiros, estão: tradução e versão de textos em até 18 idiomas, recepcionista bilíngue, revisão de textos, e editoração de manuais, catálogos, cartões de visita e cardápios de restaurantes em diversos idiomas.