Reabertura das fronteiras de Portugal a brasileiros pode gerar onda de migração

  • por

O governo de Portugal anunciou na última semana uma notícia esperada por muitos: a reabertura das fronteiras para turistas brasileiros. A medida pode gerar uma nova onda de migração ao país europeu, conforme previsão da Casa do Brasil em Lisboa, ONG que presta serviço gratuito de auxílio a imigrantes. 

Países unidos pela língua portuguesa, Brasil e Portugal têm acordos de cooperação que facilitam a migração. Não é por menos que a comunidade brasileira seja a maior no país lusitano. Conforme dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), 183.993 brasileiros moravam legalmente no país em 2020, o que representa um total de 27% de todos os estrangeiros locais.

Também há casos de brasileiros veem Portugal como uma porta de entrada para a Europa, posteriormente migrando para outros países do continente. Seja qual for o seu tipo de trânsito no continente europeu, você pode contar com nossos amplos serviços de tradução e solicitar um orçamento online. A Traduzca possui tradutores juramentados em diversos idiomas para atender às suas demandas. 

Regras para ingresso 

Desde 1º de setembro de 2021, brasileiros podem ingressar em território lusitano mediante apresentação de um teste negativo para a COVID-19 realizado até 72 horas antes do embarque. Os viajantes estavam impedidos de ingressar em Portugal desde março de 2020, salvo viagens consideradas essenciais.  

Conforme portaria publicada no Diário da República, não será necessária comprovação do ciclo completo de vacinação, o que é solicitado por outros países europeus, tampouco realizar quarentena de duas semanas.