Saiba por que é tão importante o reconhecimento do quinto oceano

  • por

Demorou, mas o Oceano Antártico foi reconhecido como o quinto oceano da Terra. Essa discussão quase centenária vai muito além da nomenclatura e da atualização dos mapas-múndi a que nos acostumamos a ver na escola. A existência oficial do Oceano Antártico traz à luz questões importantes sobre a região e as consequências para o clima de todo o planeta.

Primeiramente, vale contextualizar que, desde que a National Geographic começou a fazer mapas em 1915, eram reconhecidos quatro oceanos: os oceanos Atlântico, Pacífico, Índico e Ártico. Desde o dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, a National Geographic reconhece o Oceano Antártico como o quinto oceano mundial, em uma iniciativa que é discutida pela comunidade científica desde 1935.

Diferentemente dos outros oceanos, que são definidos pelos continentes que os rodeiam, o Oceano Antártico tem sua existência relacionada a uma corrente. A Corrente Circumpolar Antártica (CCA) flui de oeste para leste em torno da Antártida, numa ampla faixa flutuante. Nela, as águas são mais frias e um pouco menos salgadas.

O Oceano Antártico tem grande impacto no clima do planeta. Isso ocorre porque a CCA transporta mais água do que qualquer outra corrente oceânica, atraindo águas dos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico e impulsionando um sistema de circulação que transporta calor de forma global.

Os cientistas acreditam que, ao ganhar um nome próprio, aquela faixa especial da Terra receberá a atenção de mais estudos e da população em geral, despertando a consciência para os problemas climáticos da região.