Saiba por que se escreve da esquerda para a direita no Ocidente

  • por

Escrever da esquerda para a direita é uma característica milenar de diversas culturas, não apenas do Ocidente. Mas nem sempre foi assim. No começo da escrita, o sentido era contrário. E sabe o motivo? Tudo tem relação com as ferramentas de cada época. Afinal, nem sempre tivemos à nossa disposição os tão práticos papel e caneta.

Nos primórdios da escrita, o processo era feito à base de marreta e cinzel, perfurando pedras. Como 90% dos humanos são destros, as pessoas seguravam a marreta com a mão direita, tornando natural o movimento de talhar a pedra em direção ao lado esquerdo, começando pelo direito.

A partir do ano 3.200 a.C., a tinta e o papiro mudaram esse cenário. Ao escrever da esquerda para a direita, o escriba destro evitava que sua mão borrasse a tinta ainda fresca. Ou seja, a mudança se deu basicamente de maneira intuitiva, para preservar o conteúdo depositado no papiro e evitar perda de tempo e desperdício de material.

Mesmo assim, muitos povos mantiveram a tradição mais antiga e seguem escrevendo da direita para a esquerda. Alguns exemplos incluem os idiomas árabe, persa, hebraico e japonês.