#TBTraduzca: 21 anos de história com o futebol
Cédula de 100 mil dólares segue valendo nos Estados Unidos
4 de julho de 2019
Versão original do Diário de Anne Frank é publicada na Alemanha
8 de julho de 2019

#TBTraduzca: 21 anos de história com o futebol

Você que acompanha o blog da Traduzca está acostumado a ler diariamente conteúdos sobre os mais diferentes assuntos. Novas descobertas, curiosidades do mundo e do espaço, dicas literárias e cinematográficas, cultura em geral. São tantas coisas acontecendo a todo momento que às vezes esquecemos de falar de nós mesmos. Por isso, hoje lançamos o #TBTraduzca, uma seção onde contaremos um pouco da história e dos trabalhos realizados pela Traduzca, desde sua fundação, há 21 anos.

Para começar, selecionamos alguns projetos de tradução que desenvolvemos ligados ao futebol. E este final de semana será especial para os apaixonados pelo esporte, com a final da Copa do Mundo de Futebol Feminino e também com a decisão da Copa América, com a nossa Seleção em campo. #VaiBrasil

Falando em Copa América, todo mundo lembra que o Brasil sediou a Copa do Mundo FIFA 2014, com Porto Alegre como uma das anfitriãs de jogos. Antes da competição começar, comitivas do Comitê Organizador Local (COL), formadas por pessoas de várias nacionalidades, visitaram a cidade para conhecer a estrutura disponível para receber atletas e torcedores. Para que eles se sentissem em casa, a Traduzca marcou presença com intérpretes de inglês. Já, durante o torneio, disponibilizamos mais de 30 profissionais nos Pontos de Informação ao Turista e para a tradução consecutiva em inglês, espanhol, francês e italiano, em parceria com o Sindha.

E quem não lembra daquela emocionante final Alemanha e Argentina, no Maracanã, quando o time alemão venceu nossos hermanos por 1 x 0 na prorrogação e consagrou-se tetracampeão mundial, não é mesmo? Bem antes da bola rolar, participamos em 2010, da produção do livro que narra a história do principal estádio brasileiro, o Maracanã, com a tradução do português para o inglês e revisão dos textos.

O holandês Arjen Robben comemora gol no estádio Beira-Rio

Astros do futebol mundial também foram atendidos pela Traduzca. Em 2012, quando Porto Alegre recebeu a 10ª edição do amistoso entre “Amigos do Ronaldo” contra os “Amigos do Zidane”, disponibilizamos intérpretes para a tradução consecutiva do português para o francês. Outra estrela do futebol que atendemos foi o craque Alex, que fez história no Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia. Quando retornou ao Brasil, o clube paranaense promoveu ações de divulgação da marca em turco, e o material foi traduzido pela Traduzca.

O #TBTraduzca vai continuar contando, nas próximas semanas, outros projetos dos quais a Traduzca já participou ao longo dos últimos 21 anos. Você é o nosso convidado nessa viagem pela nossa história.