Validação de documentos para viver no exterior aumenta 80% em cartórios

  • por
berlim alemanha

O ano de 2021 está sendo marcado pela retomada de diversas atividades devido ao novo momento da pandemia de Covid-19. As flexibilizações se refletem também na movimentação dos cartórios, que registram um aumento significativo na procura por validação e autenticação de documentos necessários para viver no exterior, como certidões, procurações, diplomas universitários e dupla cidadania.

A busca por esse serviço aumentou 80% somente no Rio Grande do Sul. De acordo com dados coletados pelo Colégio Notarial do Brasil do Estado (CNB-RS), foram feitos 48.759 apostilamentos entre junho e novembro deste ano. No mesmo período de 2020, 26.945 documentos foram validados.

O CNB-RS interpreta esse crescimento expressivo como uma resposta de boa parte da população, que estaria insatisfeita com o atual momento do Brasil e que agora vê a chance de retomar o sonho de viver em outro país, uma vez que as fronteiras estão se abrindo cada vez mais com o avanço da vacinação pelo mundo.

De todos os serviços, o que mais cresceu foi o de solicitação de vistos para estudos e abertura de processos de dupla cidadania. Registrou-se um aumento de 113%, de 19.600 pedidos entre junho e novembro do ano passado para 41.900 no mesmo período de 2021.

Tradução Juramentada é aqui

Se você está se preparando para viajar e prestes a ampliar essas estatísticas, saiba que, antes de ir ao cartório, é necessário que os documentos passem por tradução juramentada. A Traduzca oferece serviços de tradução para atender a estas demandas. Basta clicar aqui para fazer um orçamento online.