Patrocinado pela Traduzca, Vladmi Virgílio já está em São Paulo para a Corrida de São Silvestre

  • por
vladmi virgilio

No futebol, existe um famoso ditado que apregoa que “treino é treino e jogo é jogo”. Mas quando o assunto é corrida, essa frase não se aplica, principalmente na rotina de Vladmi Virgílio Moreira dos Santos. O paratleta e ultramaratonista faz de cada treinamento uma prova de fogo. Percorre, todos os dias, 45 quilômetros, distância superior à de uma maratona (42,195 km), e três vezes maior do que ele irá correr no próximo dia 31, na 96ª Corrida de São Silvestre, que disputará patrocinado pela Traduzca.

A mais tradicional corrida de rua do Brasil tem 15 quilômetros de extensão e tornou-se um desafio inédito na vida de Vladmi. Ele correrá a prova pela primeira vez e levará no seu uniforme o nome da Traduzca, passando, inclusive, pelo endereço da empresa em São Paulo (Av. Paulista, 1079 / 804). Vladmi já está na capital paulista, onde manterá a rotina de treinamentos até quinta-feira, véspera do evento.

– Eu tenho uma meta mínima diária de 45 quilômetros. Domingo a domingo, sem descanso. Busco essa meta pensando sempre nas provas mais longas. Em agosto, tenho um desafio na Lapônia (região no extremo norte da Finlândia) – conta Vladmi ao blog da Traduzca.

Além do ritmo intenso de corrida, ele aposta em uma alimentação rígida: dispensa carboidratos e prioriza uma dieta à base de proteínas, como ovo cozido e omelete.

Os quilômetros percorridos na sexta-feira serão convertidos em doações para entidades assistenciais por meio do aplicativo Km Solidário (disponível para Android e iOS). Vladmi, inclusive, já está liderando essa corrida virtual no mês de dezembro, dada a alta carga nos treinos.

Desafiar-se faz parte da vida desse gaúcho de 50 anos, natural da cidade de Rio Grande. Vladmi perdeu a visão em 2004, aos 34 anos. Desde então, encontrou na corrida um estilo de vida. Tem no currículo façanhas como atravessar os quatro maiores desertos do planeta (Gobi, Saara, Antártica e Atacama) e é recordista mundial como deficiente visual com maior percurso autônomo, tendo percorrido 226 quilômetros na faixa de areia que costeia o extremo sul do país, na Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, em 47h08min, em 2019.

A 96ª Corrida de São Silvestre ocorre no dia 31 de dezembro na cidade de São Paulo. A corrida de rua mais tradicional do país acontece desde 1925. Em 2020, entretanto, ela não foi realizada devido à pandemia de Covid-19.