Semana do Meio Ambiente promove debate e reflexão sobre futuro do planeta

  • por

O mês de junho começa com uma convocação feita à população de todo o planeta para debater e refletir sobre o nosso próprio futuro. No dia 5, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma semana repleta de ações para conscientização de pessoas, instituições e empresas.

Tudo começou em 1972, na primeira Conferência sobre o Meio Ambiente Humano (Conferência de Estocolmo), na Suécia, evento que, em 2022, completa 50 anos. Organizado pelas Nações Unidas, o evento foi um marco na construção do conceito de crise ambiental e trouxe como legado a primeira declaração da Organização das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

No Brasil, a Semana Nacional do Meio Ambiente foi instituída em 27 de maio de 1981. Nesta edição, as ações de mobilização se espalham pelo país, tanto por parte de governos quanto da iniciativa privada. A ideia é chamar a atenção do público em geral para temas relacionados ao meio ambiente. Os eventos vão desde workshops e palestras até ações mais práticas, como coleta de lixo em praias.

Em Porto Alegre, a Campanha Ondas Limpas promove no dia 4 um mutirão para limpeza das águas do Lago Guaíba, com concentração na Usina do Gasômetro. O evento também prevê aulas introdutórias sobre o tema e separação e contagem dos resíduos coletados. Você também pode optar por ações culturais. Em São Paulo, por exemplo, há inclusive exibição de filmes sobre meio ambiente. A Mostra Ecofalante traz 20 filmes premiados ao longo de todo o mês. Também na capital paulista, no dia 5, a Bienal do Lixo oferece exposições de arte e oficinas.

Além da conscientização das pessoas, empresas também buscam encontrar soluções sustentáveis para os desafios práticos do dia a dia. Em São Paulo, acontece, entre 7 e 9 de junho, a Ecomondo Brasil, uma feira que aproveita a Semana do Meio Ambiente para apresentar as principais novidades e tendências na Gestão de Resíduos (Urbano, Industrial e Automotivo) e Energia (Biogás e Biomassa).